sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Cuidados e Riscos

.::Cuidados depois da Tatuagem::.






Os tatuadores, e pessoas com tatuagens variam muito os seus métodos de cuidado pós-tatuagem. Alguns recomendam que esta seja embrulhada em tecido nas primeiras 24 horas, enquanto outros recomendam a retirar duas horas ou menos para permitir a tatuagem “respirar” e cicatrizar.

Muitos tatuadores porém aconselham vivamente para não haver demasiado contacto entre a tatuagem e água. No geral aconselha-se a não remover a crosta da tatuagem, não a expor ao sol por grandes períodos de tempo, o que pode causar o leve desaparecimento da tatuagem e contornos.

Além disso a tatuagem tem que ser limpa constantemente, existem vários produtos para este fim tanto naturais como sintéticos, pode-se aplicar Manteiga de coco, Creme “Lanolin”, óleo Jonhson’s, e sabão para manter a tatuagem livre de infecções. No final, o que realmente determina o processo de cura, é a quantidade de tinta que resta na pele, que determina em grande parte, o quão robusta ficará..

Se por acaso (é raro mas acontece), a tatuagem ficar infectada, ou se a crosta cair demasiado cedo, ou se a pele absorver demasiada água, a tinta não se fixará devidamente e a imagem final irá ser muito afectada.

.:: Riscos de Saúde ::.

Pelo facto do processo requerer romper a barreira da pele, a tatuagem acarreta muitos riscos de saúde, incluindo infecção e reacções alérgicas, devido a este facto uma pessoa é proibida de doar sangue para qualquer instituição médica e\ou hospitalar durante 12 meses após a tatuagem, a não ser que o processo tenha sido feito num estúdio certificado e licenciado, num estado estéril.

Estes riscos podem ser diminuídos ao usar-se medidas de precaução universais, como usar agulhas esterilizadas e apenas usa-las uma vez ou equipamento descartável. Em alguns países é requerido aos tatuadores um treino específico sobre Doenças sanguíneas patogénicas, que pode ser providenciado pela Cruz Vermelha ou a OSHA.

.:: Infecções ::.

Como os instrumentos que envolvem o processo de tatuar, estão na sua maioria em contacto com o sangue e fluidos corporais de uma pessoa, muitas doenças podem ser propagadas através deste meio, se estes instrumentos forem utilizados em mais do que uma pessoa, mas é raro isto acontecer já que os estúdios modernos de tatuagens são revistos periodicamente sobre supervisão apertada dos organismos de saúde de cada país, e porque para se ter um estúdio, é preciso passar-se numa inspecção para avaliar o estado higiénico do mesmo. Já no caso de estúdios amadores, como aqueles dentro das prisões, existe um grande risco de infecção.

.:: Reacções Alérgicas ::.

Por causa do mecanismo imunológico da pele encapsular os pigmentos de tinta no tecido fibroso da pele, o processo da tatuagem tem sido descrito como “historicamente não-alérgico” As reacções alérgicas às tatuagens são raras, excepto com algumas marcas de pigmentos vermelhos e verdes. Algumas pessoas que são sensíveis ou alérgicas a alguns metais podem sê-lo também a certos pigmentos utilizados o que pode causar inchaço ou comichão. Para as pessoas alérgicas a látex, os tatuadores usam luvas de outros materiais. Há o risco muito raro de a pessoa entrar em choque anafilático.

2 comentários:

Laineh_ disse...

Gostei muito da matéria q vcs colocaram akii... mto boa... Estou interessada em fazer uma tattoo mas sempre tive medo de infecções...

Unknown disse...

Muito boa a matéria, parabéns.