sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Tipos de Tatuagens

Tatuagens Naturais


Nas minas de carvão, os mineiros desenvolviam tatuagens devido ao pó de carvão entrar nas feridas dos mesmos, criando assim tatuagens “naturais”. Isto também ocorria nas guerras quando a pólvora entrava nas feridas dos soldados, da mesma forma que ocorre quando se dá um acidente na estrada ou outro tipo de acidente envolvendo asfalto e as partículas de asfalto ao entrarem dentro da pele criam tatuagens, estas são as mais difíceis de remover já que este tipo de tatuagem tende a espalhar-se por várias camadas de pele. A cicatriz e a descoloração da pele é quase certa na maioria dos casos. Outro caso de tatuagem acidental ocorre quando uma pessoa é apunhalada com uma caneta ou lápis, deixando a grafite ou tinta dentro da pele, o que causa a tatuagem natural.

Tatuagens Temporárias





- Estas não são tatuagens no sentido real da palavra, pois não se chega a inserir tinta na derme, não ocorrendo o processo de tatuagem. Na sua maioria são feitas através de decalques, usando água para transferir a tinta para a superfície da pele, e apesar de serem à prova de água podem ser removidas facilmente em qualquer altura usando um creme à base de óleos. Outro tipo de tatuagem temporária é criada através de tintas vegetais e cola numa forma de adesivo-ligadura, que são extremamente realistas e duram até 3 semanas. Existe também tatuagens temporárias tradicionais como as “Henna” também conhecidas por “Mehndi”, cuja as marcas são criadas através de Nitrato de Prata, e depois expostas a luz ultravioleta (na forma natural : o sol ou na forma sintética : luzes ultravioletas).

Tatuagens UV

- Estas são criadas com uma tinta especial que as tornam vísiveis apenas quando expostas a uma luz ultravioleta, e praticamente invísiveis quando se encontram numa luz normal, notando-se apenas os contornos deixados pela agulha da máquina, são especialmente populares na cultura underground de raves.
Apesar de populares, este tipo de tatuagem é extremamente nociva, já que a maioria das pessoas desenvolve reacções alérgicas com o tempo, e também porque a própria tinta usada é cancerígena, o que leva a que a maioria dos tatuadores recuse este tipo de tatuagens.

Tatuagens das Marquesas

- Estas são características das Ilhas Marquesas, fazem parte da cultura e tradição destas, podem ser facilmente reconhecidas pelos seus “Geckos”.





Irezumi

- É um tipo de tatuagem tradicional Japonesa, que usa um conjunto de agulhas de madeira ou osso, cujo o tatuador manualmente vai inserindo a tinta através de batimentos no instrumento de tatuagem. Estima-se que esta surgiu aproximadamente em 10.000 ac, sendo naquela altura praticada por razões espirituais e decorativas. Ainda hoje o Povo indígena do Japão (Anui) continua a pratica-la embora muitos tatuadores contemporâneos pratiquem-na também, não sendo eles próprios Anui.

Tatuagem de 5-pontos (normalmente feita na mão, um pouco antes do polegar)

- Esta é usada por prisioneiros romenos, a tatuagem é disposta em 4 pontos em quadrado simbolizando as 4 paredes da prisão e um ponto no meio simbolizando o prisioneiro. ( Quincunx, Romenos…singur intre patru pereti, Entre 4 paredes)
Na argentina é conhecida pelos “Los Cinco Puntos” e simboliza morte aos polícias, representando um polícia (ponto no meio) e 4 delinquentes a rodearem (4 pontos).
Em Portugal, os cinco pontos representam os cinco escudos na bandeira portuguesa, e é usada maioritariamente pelos militares e não tem qualquer relação com actos criminosos.

Tatuagem de 3 Pontos

- Esta tatuagem dispõe 3 pontos em triângulo, geralmente encontrada entre o polegar e indicador, é popular em vários grupos.
Nos Hispânicos e Asiáticos significa “A minha vida Louca”, nos Vietnamitas significa “ Não preciso de nada”, e é usada como marca de associação a um gangue. A razão de estas serem feitas na pele entre indicador e polegar é simples, pode ser escondida e é muito difícil remove-la.

É também popular nas prisões da Alemanha, como símbolo do tempo passado atrás das grades, geralmente também significa que essa pessoa, não vê, não ouve nem sabe nada ( em oposição aos macacos do mal ), logo não tendo nenhuma informação para a polícia, em alguns grupos alemães representa também “ Odeio Polícias”.

Na França representa “ Morte aos bois” calão para “Morte aos polícias”, também pode ser interpretado como “ Fuck the World”. Na Grécia os três pontos em triângulo representam afinidade com Ideologias Anarquistas (sendo o triangulo representativo de um A).
Na Suécia os três pontos significam “ We keep walking” ( continuamos a andar) um símbolo para os vagabundos.
Também simboliza as 3 maiores cidades Estocolmo, Göteborg e Malmö. A Turquia como na Alemanha significa “I see nothing, I hear Nothing, I know Nothing” , assim como pode significar que é um membro de uma tribo, assim como pode significar o dever para com a sociedade dessa pessoa, e requer grande responsabilidade em de boa-vontade sacrificar-se pela própria.

Sleeve Tattoo

É o termo aplicado quando um braço inteiro é tatuado.

Armadura Corporal

Termo utilizado para descrever uma pessoa que tenha o corpo quase todo tatuado, como as tatuagens envolvem a maioria do corpo (tronco, pernas braços, costas etc.) surgiu dai o nome armadura.

Sem comentários: