sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Tattoo


.:: Tattoo ::.

- Tatuagem, ou pigmentação cutânea é o acto de inserir pigmentação na epiderme por razões decorativas etc...É um tipo de modificação corporal praticada em humanos, já que em animais serve maioritariamente para objectivos de marcação de gado ou identificação. A tatuagem é praticada mundialmente, apesar de ainda permanecer taboo em certas partes do mundo ou ainda não ser aceite.




.:: Etimologia ::.

- A palavra tatuagem vem da Língua de Samoa, “Tatau” que significa marcar 2 vezes, quando o Capitão James Cook chegou no séc.XVIII às ilhas marquesas, fundiu a palavra “Tatau” na língua inglesa, a qual, ao longo dos anos modificou a palavra até aos dias de hoje, dando origem a mais conhecida palavra, “Tattoo”. Já no Japão a palavra utilizada para referir a tatuagem tradicional, é “Irezumi”(que significa inserção de tinta). A tatuagem também é referida por muitos entusiastas de tatuagens, por "ink," "art," ou "work," e “tats”…



.:: O porquê do acto ::.




As tatuagens têm servido de rituais de passagem, marcas de estatuto hierárquico, símbolos religiosos e de devoção espiritual, tatuagens que simbolizam coragem, para atrair sexualmente, marcas de fertilidade, declarações de amor, castigos corporais, amuletos e talismãs, para protecção e para marcar exilados, escravos e condenados. O simbolismo e impacto das tatuagens varia de lugar para lugar, e de cultura para cultura, às vezes sendo interpretado negativamente. Hoje em dia a Tatuagem é extremamente comum nos países desenvolvidos e não-desenvolvidos, e devido à popularidade da tatuagem, esta é cada vez mais praticada sem nenhum significado cultural ou pessoal, apenas tendo em consideração um valor cosmético.


.:: Tatuagens de Marcação ::.





Existem muitos exemplos de tatuagens de marcação, quer forçadas ou não, por exemplo na II Guerra Mundial era utilizada para marcar prisioneiros em campos de concentração através da identificação "ka-tzetnik" durante o Holocausto. Outro exemplo é o de muitos militares hoje em dia tatuarem as chapas de identificação nas suas coxas, também são usadas em animais para identificar Cavalos Puro-sangue ou em gado alimentar para numerar.


Cosmética
Por vezes em casos de acidentes ou queimaduras severas, utiliza-se a tatuagem para restituir ou reforçar sobrancelhas, esconder cicatrizes , para esconder ou neutralizar descolorações de pele, ou problemas de pele, verrugas ou para parecer maquilhagem



Sem comentários: