sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Higiene no Estúdio

.:: Higiene nos estúdios de tatuagem ::.


Um estúdio de tatuagens que esteja devidamente equipado utiliza armazenadores extremamente protegidos para objectos que tiveram contacto com sangue, fluidos corporais, assim como armazenadores para agulhas utilizadas, e um autoclave para esterilizar os utensílios. Certas leis obrigam os estúdios a terem acesso a água fria e quente.

A devida higiene requer que o tatuador lave as mãos uma vez por cada cliente e em qualquer outra altura em que contaminação possa acontecer. O uso de luvas descartáveis é obrigatório. Em certos estados e países é ilegal tatuar um menor mesmo que este tenha autorização dos pais, assim como mulheres grávidas, e indivíduos que sejam incapazes de concordar com a tatuagem devido a incapacidades mentais. Antes de o processo do acto da tatuagem começar, o tatuador coloca uma leve pintura imprimida (stencil) sobre o local do corpo onde o cliente quer a sua tatuagem, esta leve pintura indica os limites da tatuagem, entre outros, e ajuda o tatuador no processo de tatuar.

O tatuador pergunta então ao cliente se o stencil se encontra exactamente no local onde o cliente quer ser tatuado. Depois da aprovação do cliente, o tatuador irá abrir caixas com utensílios descartáveis esterilizados prontos a utilizar, e tinta fresca para cada nova sessão (descartada após cada cliente). O equipamento que não pode ser esterilizado com a autoclave (como máquinas, mobília, etc…) é limpo com um desinfectante aprovado.

Certificados de apreciação e outras menções honrosas são uma mais valia para assegurar a qualidade de um estúdio, mas convém mencionar que existem muitíssimos estúdios de qualidade mesmo sem terem estes certificados.

Sem comentários: