sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Associações Negativas nas Tatuagens







- Nos Estados Unidos, muitos prisioneiros e Ganges criminosos usam tatuagens distintas que indicam factos sobre o seu comportamento criminal, sentenças de prisão. Por exemplo “Tear Tattoos”, podem simbolizar assassínios, com cada lágrima (tear) a representar uma morte de um amigo.

Com a busca desta sub cultura criminosa por tatuagens, a população em geral começou a associar as tatuagens à criminalidade, um preconceito errado. Ao mesmo tempo os membros da força militar dos estados unidos, tem uma longa tradição de tatuagens para indicar a unidade, batalhas etc… Esta também é comum nas Forças Armadas Britânicas.
As tatuagens também podem ter uma conotação negativa para as mulheres; (“autocolantes de pega”) é um dos termos derrogatórios utilizados para por vezes descreverem uma tatuagem na cintura da mulher.

Recentemente houve um aumento de mulheres na indústria da tatuagem e mulheres com tatuagens.

Com o recente aumento de popularidade das tatuagens, tornou-se difícil e questionável se estas representavam o desejo que cada um tem de ser único, ou como prova de auto-estima, ou apenas para seguirem a moda.



.:: Remoção de Tatuagens ::.


Apesar de as tatuagens serem consideradas permanentes, é possível removê-las. Remoção completa é no entanto impossível, e o custo e dor de retirar uma tatuagem são, regra geral, superiores ao da aplicação de uma tatuagem.

A remoção de uma tatuagem é mais comummente realizada através de lasers que reajam com a tinta da tatuagem, e a destroem. De seguida, a tinta destruída é absorvida pelo corpo, gradualmente desaparecendo, assemelhando-se a quando uma pessoa é exposta a luz solar e se bronzeia, perdendo o bronze com o passar do tempo. Esta técnica exige múltiplas visitas para remover mesmo uma pequena tatuagem, e pode resultar em pequenas desfigurações permanentes no corpo (cicatrizes).

Alguns indivíduos preferem tapar uma tatuagem indesejada com outra tatuagem por cima desta. Este processo tem o nome de “Cover Up” ou encobrimento. Um encobrimento artisticamente realizado pode tornar uma antiga tatuagem completamente invisível, apesar de isto depender grandemente de factores como o tamanho, estilo, cores e técnicas utilizadas na aplicação da velha tatuagem que se pretende encobrir.

Algumas lojas e alguns tatuadores utilizam maquinas de remoção a laser de modo a baixar a tonalidade das tatuagens indesejadas para que possam fazer um “Cover Up” mais facilmente. Como a tinta das tatuagens é translúcida, para encobrir uma velha tatuagem é necessário que a nova tatuagem tenha tonalidades de cor mais escuras, de modo a esconder a tatuagem velha.

Sem comentários: