sexta-feira, 16 de novembro de 2007

.:: Trabalho sobre "Piercing"::.

.:: Piercing ::.




Definição

- Piercing é uma forma de modificação corporal, com o propósito de criar aberturas ou “furos” para inserir joalharia no espaço criado. Enquanto não se sabe bem situar em termos históricos quando é que o piercing começou a ser utilizado sabe-se que a palavra “piercing “ vem do termo “ Pierce”, que traduzido literalmente significa Furar. O Piercing pode ser praticado pelas mais variadas razões, em algumas culturas é a marca do guerreiro, outras é a passagem da criança a homem, outras por motivos religiosos e de crença, também é praticado como uma forma de rebelião, por exemplo nas cultura Punk, Heavy Metal e outras mais alternativas, e também em vários casos é praticado por razões ornamentais, estéticas ou por razões sexuais.


.:: História ::.


-Body Piercing, não se consegue definir um ponto de começo para esta arte, sabe-se que remota até à pré historia com a descoberta de Otzi, o homem das neves, que possuía piercings corporais.

Por exemplo, na bíblia representava riqueza, prosperidade e poder.
A sociedade de então criava padrões em relação á classe alta para que estes utilizassem joalharia corporal para demonstrar poder e influência.

Há muitas civilizações que com o passar das gerações contribuíram para o desenvolvimento do piercing ao fazer deste parte integrante da sua cultura.

Por exemplo, no antigo Egipto levavam o código de piercing corporal muito a sério, pois o Faraó era o único que podia utilizar um piercing no umbigo como sinal de realeza.

No império romano, o piercing era um fenómeno popular e sendo os romanos um povo práctico demonstravam esta qualidade até na maneira como decoravam os seus corpos.
Havia dois tipos de piercings que eram populares entre os homens: o piercing no pénis, e no mamilo.

Certas civilizações como os Aztecas, Maias e Índios Americanos, tomavam os piercings como parte integrante dos seus rituais e tradições.
Por exemplo durante cerimónias (no povo Azteca e Maia) furavam a língua de modo a aproximarem-se dos seus deuses.

Já nos índios americanos, antes do combate faziam piercings no nariz, de modo a causar medo nos seus agressores e noutras tribos, ou ficavam presos por piercings no peito a um poste durante vários dias fazendo força até a corda rebentar como sinal de passagem de um homem a guerreiro ou caçador da tribo.

Na índia, nos rituais Hindus, várias pessoas realizam piercings em várias zonas do corpo como parte do ritual para satisfazer os seus deuses, o piercing no nariz é comum na índia desde o séc. XVI

Com o passar do tempo o significado do piercing foi-se banalizando tornando-se para muitos ( especialmente em países do ocidente ) como uma forma de rebeldia pacífica face á sociedade, como uma forma de se mostrar Alternativo, diferente ou por razões ornamentais ou de expressão sexual.

Sem comentários: