sexta-feira, 16 de novembro de 2007

.:: Trabalho sobre "Piercing"::.

.:: Piercing ::.




Definição

- Piercing é uma forma de modificação corporal, com o propósito de criar aberturas ou “furos” para inserir joalharia no espaço criado. Enquanto não se sabe bem situar em termos históricos quando é que o piercing começou a ser utilizado sabe-se que a palavra “piercing “ vem do termo “ Pierce”, que traduzido literalmente significa Furar. O Piercing pode ser praticado pelas mais variadas razões, em algumas culturas é a marca do guerreiro, outras é a passagem da criança a homem, outras por motivos religiosos e de crença, também é praticado como uma forma de rebelião, por exemplo nas cultura Punk, Heavy Metal e outras mais alternativas, e também em vários casos é praticado por razões ornamentais, estéticas ou por razões sexuais.


.:: História ::.


-Body Piercing, não se consegue definir um ponto de começo para esta arte, sabe-se que remota até à pré historia com a descoberta de Otzi, o homem das neves, que possuía piercings corporais.

Por exemplo, na bíblia representava riqueza, prosperidade e poder.
A sociedade de então criava padrões em relação á classe alta para que estes utilizassem joalharia corporal para demonstrar poder e influência.

Há muitas civilizações que com o passar das gerações contribuíram para o desenvolvimento do piercing ao fazer deste parte integrante da sua cultura.

Por exemplo, no antigo Egipto levavam o código de piercing corporal muito a sério, pois o Faraó era o único que podia utilizar um piercing no umbigo como sinal de realeza.

No império romano, o piercing era um fenómeno popular e sendo os romanos um povo práctico demonstravam esta qualidade até na maneira como decoravam os seus corpos.
Havia dois tipos de piercings que eram populares entre os homens: o piercing no pénis, e no mamilo.

Certas civilizações como os Aztecas, Maias e Índios Americanos, tomavam os piercings como parte integrante dos seus rituais e tradições.
Por exemplo durante cerimónias (no povo Azteca e Maia) furavam a língua de modo a aproximarem-se dos seus deuses.

Já nos índios americanos, antes do combate faziam piercings no nariz, de modo a causar medo nos seus agressores e noutras tribos, ou ficavam presos por piercings no peito a um poste durante vários dias fazendo força até a corda rebentar como sinal de passagem de um homem a guerreiro ou caçador da tribo.

Na índia, nos rituais Hindus, várias pessoas realizam piercings em várias zonas do corpo como parte do ritual para satisfazer os seus deuses, o piercing no nariz é comum na índia desde o séc. XVI

Com o passar do tempo o significado do piercing foi-se banalizando tornando-se para muitos ( especialmente em países do ocidente ) como uma forma de rebeldia pacífica face á sociedade, como uma forma de se mostrar Alternativo, diferente ou por razões ornamentais ou de expressão sexual.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

.::Cuidados a Ter::.


- Um novo piercing é no fundo uma ferida acabada de abrir, e é natural que durante algum tempo a zona esteja vermelha e inchada, aberta a possíveis infecções.

Este período pode durar de poucos dias a algumas semanas.
Até a zona onde foi aplicado o piercing se curar completamente, pode demorar semanas ou mesmo meses dependendo da zona onde o piercing foi feito.

Até o processo de cicatrização terminar é necessário tomar algumas precauções

Período de Cicatrização Primária:


Durante este período é desaconselhado remover o piercing, e tentar acelerar o processo de cura não é considerado boa ideia.

É frequente que um piercing aparentemente curado, comece a criar problemas quando tratado á bruta, ou exposto ao contacto oral ou mãos não previamente lavadas.

Neste período é extremamente importante que não remova o piercing por muito tempo, pois o corpo está a tentar fechar a ferida causada pelo piercing, e se este tempo de ausência de piercing se prolongar, pode resultar num processo doloroso quando quisermos colocar o piercing novamente no local onde se encontrava, pois o furo apertou.

Período de Cicatrização Completa:

Este período começa após o Período de Cicatrização Primária se ter completado e demora geralmente tanto tempo quanto este.

Durante este a período, a pele fica mais fina e começa a ganhar elasticidade.


Comportamentos que promovem o processo de Cicatrização:

-Revisitar o Piercer na loja onde foi efectuado o piercing de modo a que este possa verificar em que estado se encontra a ferida.
-Manter a Higiene.
-Seguir as medidas de segurança recomendadas após a prática do piercing.
-Tomar suplementos de Ferro e Zinco.


Comportamentos que atrasam o processo de Cicatrização:

-Contacto entre o piercing e a pele de outras pessoas e/ou os seus fluidos
-Contacto excessivo e desnecessário, especialmente com mãos não lavadas.
-Não seguir as medidas de segurança recomendadas após a prática do piercing.
-No caso de piercings orais é desaconselhado beber ou fumar.
-Contacto com substâncias irritantes como cosméticos, perfumes, etc.
-Imersão em águas de piscina quimicamente tratadas ou águas naturais que contêm e parasitas. -Limpar com óleos de árvores de chá mantêm as feridas abertas.
-Falta de sono ou saúde.

Mudança de joalharia inicial para permitir o inchaço:

Para alguns piercings, especialmente para os piercings de língua, mudar a joalharia é um processo vital.

.:: Sujidade no piercing ::.

Durante o processo de cicatrização primário é natural que uma substância branca ou amarela se liberte.
É visível no piercing.
Mesmo que não haja dor ou inchaço, a libertação desta substância não significa que haja necessariamente infecção.
Pode ás vezes ser difícil de detectar e a remoção convém ser o mais rápido porque se não a substancia solidifica bem depressa.



















Tempo de Cicatrização Primária aproximado dependendo do local onde o piercing foi efectuado:

Head



Monroe piercing: 3 – 6 months
Bridge: 3 – 6 months
Cheek/Anti-Eyebrow: 3 – 6 months
Ear cartilage: 4 – 8 months
Ear lobes: 3 – 4 months
Eyebrow: 3 – 6 months
Tragus: 6 – 12 months
Lip/Labret: 3 – 4 months
Nostril: 3 – 6 months
Septum: 3 – 4 months
Tongue: 2 – 3 months
Frenulum: 3 – 4 months

Torso

Female Nipples: 4 – 8 months
Male Nipples: 4 – 6 months
Navel piercing: 4 – 8 months
Hand web: never
Surface: 6 – 8 months

Female Genital Piercings


Clitoral Hood: 2 – 3 months
Clitoris: not recommended
Christina piercing: 3 – 4 months
Fourchette: 2 – 3 months
Labia Minora: 2 – 3 months
Labia Majora: 2 – 6 months
Triangle: 2 – 3 months

Male Genital Piercings

Ampallang: 4 – 8 months
Apadravya: 4 – 8 months
Dydoe: 3 – 4 months
Frenum piercing: 3 – 4 months
Guiche: 4 – 6 months
Prince Albert: 4 – 6 months
Reverse Prince Albert: 4 – 6 months
Scrotum: 3 – 4 months
Foreskin: 2 – 3 months
Pubic: 4 – 6 months
Lorum: 3 – 4 months

.:: Procedimento Contemporâneo do “Piercing” ::.


- Piercings permanentes no corpo, são criados através da criação de uma abertura no corpo usando um objecto perfurante ou afiado. Pode ser feito ao perfurar com um objecto tipo agulha (normalmente uma agulha medica oca) ou através e um bisturi abrindo uma abertura.

- Hoje em dia os “Piercers” usam uma variedade de precauções para proteger a saúde do cliente, ao esterilizar todo o material através de auto claves, ou através de ozono ou álcool, sempre entre clientes, o usar múltiplos pares de luvas num cliente, para proteger tanto o cliente como o “ Piercer” As agulhas e material de perfuração, de preferência são em titânio ou em aço inoxidável.

- Os piercings em cobre, prata e níquel são nocivos e a APP (associação de piercers profissionais) proíbe o uso de joalharia de plástico.


Método da Agulha Standard

- É furado o sítio desejado, usando uma agulha médica oca, quando o furo está feito, a agulha é deixada dentro da abertura e a joalharia é introduzida através da agulha seguindo a traseira da agulha, a agulha é sempre maior que a joalharia introduzida, os piercings furados na cartilagem normalmente são 1 ou 2 tamanhos acima da joalharia introduzida, para reduzir a pressão na cura, permitindo a fistula (tubo de pele interna que conecta o furo) para formar-se propriamente.

Método da Canula Indwelling

- É similar ao Standard mas com a diferença de que é inserido um tubo de plástico na agulha e inserido a joalharia dentro do tubo de plástico que depois é retirado deixando a joalharia dentro do furo.

“Dermal Punching”

- É usado uma agulha de pressão, que retira tanto a cartilagem como a pele, é normalmente usado em furos de maior dimensão, já que o instrumento consiste simplesmente por uma lâmina em círculo que corta círculos na pele e retira o excesso usando sucção.

Pistolas de Piercing

- As pistolas de piercings, usam uma agulha a pressão para furar, e automaticamente e simultaniamente, introduzir a joalharia. Contêm porem mais risco de Infecção, pois o autoclave destas pistolas e praticamente impossível, pois certos matérias da pistola seriam destruídos e a cura e mais retardada, contem o risco de trauma acrescido na carne.